Universidades e Faculdades na Argentina


A Argentina atualmente possui diversas universidades que estão entre as melhores da América Latina e do mundo. A alta qualidade das universidades combinado com baixas mensalidades ou gratuidade tem sido uma combinação perfeita para realizar seus estudos na Argentina.

As universidades públicas não possuem mensalidades, é totalmente grátis e o material escolar muito barato. As universidades particulares também tem recebido cada dia mais alunos brasileiros; chegam a ser 10x mais baratas que no Brasil.

Apesar de conhecidas instituições de ensino como a Universidad de Buenos Aires (UBA), Universidad Nacional de Rosario (UNR), Universidad Nacional de La Matanza e particulares como a Universidad Hector A. Barceló fazem parte de um sistema amplo e variado, formado por mais de 100 instituições, que podem atender ás possibilidades de carreiras de graduação, pós-graduação, além de cursos com especifidade própria, levando ao incrível número de um milhão seiscentos mil estudantes de carreiras de graduação e mais de oitenta mil estudantes de pós-graduação.


Ingresso nas Universidades


Na Argentina não há vestibular para ingresso em universidades federais, ou seja, não existe um processo de seleção. As universidades realizam o curso de ingresso, o qual faz parte da grade curricular. O aluno terá que estudar normalmente e ir aprovando cada matéria para ir seguindo a carreira.


Universidades públicas




Universidades particulares



Como faço para estudar na Argentina?


Interagir Intercâmbio Estudantil ajudará ao estudante a realizar sua matrícula na universidade desejada, assessorando para a reserva da hospedagem e retirada do RG argentino. Veja nossos pacotes e os serviços que oferecemos para você.
Entre em contato conosco agora e um assessor se comunicará em seguida.

Contato Interagir Intercâmbio Estudantil
Escreva-nos! Teremos prazer em atendê-lo(a).



--WhatsApp--

ENVIAR MESSAGEM DIRETA




Assessoria de segunda à sexta, das 10:00 às 19:00 ou agende uma visita com um dos nossos assessores no Brasil ou na sede em Buenos Aires. Teremos prazer em atendê-lo!

Assessoria no Brasil: (81) 2122- 3037
Av. Antônio de Góes nº 60 7º andar
Recife, Pernambuco


Assessoria em Buenos Aires/comercial grupo Regus: (54 11) 4872-8100
WhatsApp: (+54 11) 5376-0592
Maipu 1210, C.A.B.A.




Universidade de La Matanza


Fundada em 1989, a Universidade de La Matanza Mescla o ensino tradicional com o método PBL (Problem Based Learning). Está localizada na região metropolitana de Buenos Aires, zona oeste. É federal e tem os ingressos em julho com chegadas em maio. Duração de 6 anos.

O curso de ingresso é composto de 3 matérias, uma por vez: biologia, seminário de produção e produção de textos e filosofia. Se aprovado, o aluno poderá inscrever-sea segunda parte do curso de ingresso- a prática. Fase com tempo mais reduzido e em caso de aprovação poderá novamente inscrever-se, desta vez para iniciar a faculdade de medicina propriamente dita, ainda em março.

Universidade Nacional de Rosario (UNR)


Foi fundada em 26 de novembro de 1968. Foi a primeira universidade a implementar na Argentina o método de ensino PBL (Problem Based Learning). Tem cerca de 5.400 horas/aula (a faculdade oferece atividades extras curriculares para complementação no decorrer do curso).

A Universidade Nacional de Rosário foi a primeira faculdade argentina em receber um prêmio de excelência em educação para saúde em 2009. Em Rosário não há eliminação, caso o aluno assista as aulas de forma regular e assídua e mesmo assim não aprove, a Faculdade deixa seguir a carreira, tendo um prazo de até dois anos para conclusão do curso de ingresso. A matrícula é única, uma vez ao ano, em Dezembro.

Tem como Curso de Ingresso o MIU (Módulo de Inclusão Universitária). O MIU é a realização de 12 encontros onde serão propostas atividades que devem ser resolvidas tanto individualmente quanto em grupo. É obrigatório e não é eliminatório e a instituição deve prover os meios para que todos os estudantes tenham condições cumprir as tarefas e alcançar os objetivos pretendidos. Objetivos gerais: Acompanhamento do processo de inclusão dos estudantes a universidade construindo a consciência de uma cidadania no meio universitário, além de beneficiar o contato do estudante ao sistema de saúde e prática no âmbito profissional sempre levando em consideração os princípios de Ética e dos Direitos Humanos. Os temas abordados no MIU são: Direito a Saúde; Competências Profissionais; A vida Universitária; O Sentido da Aprendizagem e suas Estratégias Após concluso dar-se-á a continuidade de 4 ciclos, sendo maior deles o último com a parte prática com 1728 horas.

Universidade Hector A. Barceló


Foi fundada em 1989. Tem curso de medicina com carga horária de 6.250 horas, média de 6 anos a 6 anos e 8 meses, a depender do período em que ingressou.

Seu curso de ingresso chama-se de pregrado e pode ocorrer de agosto a dezembro ou de janeiro a março. E já conta como primeiro ano da faculdade.

As provas são chamadas de ERAS e o aluno fará duas delas tendo que tirar nota 4 no mínimo que equivalerá a 60% da prova em questões de múltipla escolha (essa porcentagem se dá por conta do número de questões em cada ERA). Em caso de não alcance da pontuação haverá três chances de recuperação. Durante o primeiro ano haverá a realização de 3 provas ou ERAS: ERA 1 (Conteúdo da primeira metade do ano), ERA 2 (Conteúdo da segunda metade do ano) e a prova final chamada EFI (todo o conteúdo);

O pré-requisitos para o ingresso em Medicina: Curso de Espanhol e matérias do pregrado (Biologia, Antropologia e Ingresso ao Estudo da Medicina), frisamos que por ser uma instituição privada inclui matrícula e mensalidades, mas ainda aquém do valor de uma universidade particular no Brasil. Antes do ingresso, ainda no Brasil, o aluno participa de um curso online de espanhol que dura duas semanas.


Sistema de Ensino Superior Argentino


O sistema de ensino superior argentino é formado por 47 Universidades Nacionais, 46 Universidades Particulares, 7 Institutos Universitários Nacionais, 12 Institutos Universitários Particulares, 1 Universidade Provincial, 1 Universidade Estrangeira e 1 Universidade Internacional e justamente por isso prima pela manutenção da qualidade do conhecimento que é ofertado.


Controle de Qualidade de Ensino

Os Cursos técnicos e carreiras de graduação são sujeitos ao regime de reconhecimento oficial exercido pelo Estado Nacional Argentino por meio do Ministério de Educação.

Á carreiras de graduação que se relacionem ao interesse público e que tenham relação direta com a saúde, segurança, direitos, bens ou formação dos indivíduos, será exigido, também, que sejam validadas de forma periódica pela Comissão Nacional de Avaliação e Acreditação Universitária, a CONEAU ( com seu caráter público e descentralizado, com funcionamento em jurisdição do Ministério de Educação, com a premissa de garantir a qualidade de ensino ofertado pelas instituições universitárias por meio de processos como avaliação e acreditação de forma sistemática), bem como por meio entidades particulares com devida constituição a esse fim e devidamente reconhecidas. Todas as entidades relacionadas avaliam as universidades do país, em sua totalidade e emitem, de acordo com os resultados, pareceres sobre os projetos de criação de novas universidades, em caso de necessidade.

Como é Estudar na Universidade de Buenos Aires (UBA)


Desembarque na Argentina para fins de Estudos


Nos casos em que o tempo de estudo for menor ou igual ao tempo de estadia no país não se faz necessário mudar situação imigratória, já nos casos em que o tempo for maior o estudante tem o prazo de 30 dias para apresentar documentos referentes a sua admissão em uma universidade argentina.


Entrada de brasileiros na Argentina


RG

RG com menos de 10 de emissão e Passaporte;(Não são aceitos carteira de Motorista (CNH) nem a Certidão de Nascimento.)

Menores de 18 anos

Em caso de viagem com crianças ou menores de 18 anos, a documentação exigida é a mesma documentação de um adulto junto com uma autorização judicial se os menores estiverem desacompanhados dos pais. E se, caso o menor de idade viajar apenas com um dos pais será obrigatório apresentar a autorização do outro genitor (geralmente com firma reconhecida em cartório).


Cursos na Argentina de Medicina, Direito, Psicologia, etc.



Convalidação de documentos

É a legalização dos documentos necessários ao trâmite.
A convalidação só será realizada se os documentos cumprirem exigências legais obrigatórias: Com reconhecimento de firma do (s) responsável (is) pela (s) assinatura (s) do mesmo, originais e apostilados.

Apostila de Haia

Em termos simples a Apostila de Haia (ou a Apostila de Convenção de Haia), nada mais configura do que um selo ou carimbo emitido por autoridades competentes, que é colocado no documento com intuito de certificação da autenticidade deste documento pelo órgão do qual foi expedido para que assim seja válido no país requerido. Desburocratizando o processo que era feito anteriormente.

Quer saber mais?
convencao-da-apostila-da-haia/perguntas-frequentes
convencao-da-apostila-da-haia/cartorios-autorizados


SERVIÇOS DE MATRÍCULA PARA GRADUAÇÃO NA ARGENTINA


Notícias






Resenha

5 / 5


Data:
Reviewed Item: Faculdades na Argentina Publicas e Particulares